Viajar em São Paulo: 12 melhores destinos

Existem diversos lugares incríveis para se viajar em São Paulo com atrações turísticas para todas as idades. O estado é cheio de cidades históricas, montanhas, praias e cachoeiras que podem ser visitadas sem que o viajante precise ir para muito longe da capital paulista.

Um ponto importante é que não existe a necessidade planejar muito antes de visitar tais destinos. Isso acontece pelo alto número de passeios gratuitos que existem nesses locais e pelos baixos valores de suas hospedagens.

Então, paulistas não precisam mais dar desculpas para não viajar, já que bolamos uma a lista com os melhores lugares para viajar em São Paulo.

12 lugares para viajar em São Paulo

1.     Ubatuba

Ubatuba tem como cenário de suas atividades e passeios a natureza, o que atrai turistas de todas as partes do estado. A cidade possui diversas cachoeiras, praias e parques estaduais que possibilitam a prática de trekking, mergulho e surf.

O destino também conta com opções para quem quer apenas relaxar com paisagens paradisíacas, como em um passeio de escuna.

Durante o verão e em feriados prolongados o local conta com uma agitada vida noturna com a abertura das portas das boates. Além disso, Ubatuba possui vários bares no Itaguá, um dos pontos preferidos dos viajantes.

Quer viajar mais gastando muito pouco? Baixe aqui o nosso Guia GRÁTIS com os principais passos para viajar sempre!

 2.     São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí está localizado na Serra da Mantiqueira, próximo ao sul do estado de Minas Gerais e a 2 horas da capital paulista. A região é bastante visitada durante o inverno por conta de sua baixa temperatura, o que deixa qualquer viagem mais romântica. Porém, seu charme continua mesmo debaixo do calor do verão.

A cidade é bem pequena e possui apenas 12 mil habitantes, o que a torna ainda mais cativante com seu ar bucólico e pitoresco de vila colonial.

O destino é perfeito para quem quer curtir a natureza e descansar em meio a uma paisagem sensacional. Seus passeios costumam ser baratos ou gratuitos, como as caminhadas até o topo da Pedra do Baú para assistir o pôr do sol e as pedaladas por trilhas que levam até uma das muitas cachoeiras da região.

3.     Águas de Lindóia

A cidade de Águas de Lindóia fica a 160km da capital paulista, possibilitando que os moradores do estado se locomovam até ela sem grandes dificuldades.

Um dos maiores atrativos do destino é o Balneário Municipal que dispõe de tratamentos de argila e banhos de imersão, além de três refrescantes piscinas. Outra atração bastante procurada pelos visitantes é a Represa do Cavalinho Branco que possui uma ampla ciclovia e pontos para aluguel de cavalo.

A Fazenda do Morro pelado fica próxima à represa e garante uma bela vista da cidade e do estado de Minas Gerais. Os turistas também podem aproveitar a viagem para comprar malhas e artigos em couro por um preço bastante diferenciado.

4.     Socorro

Socorro está a 133km da capital e definitivamente é um dos melhores lugares para viajar em São Paulo. A cidade é sinônimo de turismo de aventura e atrai turistas que buscam ter contato com a natureza. O local se encontra junto a Serra da Mantiqueira, reunindo características de uma cidade do interior e inúmeras atrações para viajantes de toda as idades.

O destino possibilita a realização de atividades ao ar livre, como rapel, montanhismo e trilhas que levam a lindas grutas, como é o caso da Gruta do Anjo.

A gastronomia da cidade é bastante influenciada pela cozinha mineira, por conta de sua proximidade do estado. Então, os visitantes do destino possuem diversas opções gastronômicas que incluem torresmo, costela, frango com quiabo, feijão tropeiro, doce de leite, além de opções italianas, como massas e bife à parmegiana.

5. Holambra

Holambra está localizada a 130km de São Paulo e foi declarada estância turística em 1998, possuindo uma produção de cachaças e cervejas artesanais. O local também possui sítios e fazendas com inúmeras trilhas ecológicas que possibilitam um maior contato com a natureza.

A cidade de clima bucólico é conhecida como “cidade das flores” por conta de seu cultivo de flores e plantas ornamentais. Além disso, o local sedia o maior evento do gênero da América Latina, a Expoflora.

Alguns pontos turísticos da região são da época em que a cidade foi colonizada pelos holandeses, como algumas construções antigas, o museu histórico e o moinho. Um grande exemplo dessa colonização é o próprio nome da cidade, pois este é o resultado da associação das palavras Holanda, América e Brasil.

6. Cananéia

Cananéia fica no extremo sul do estado de São Paulo e reúne diversas opções de atividades relacionadas ao ecoturismo. A cidade está localizada em uma região conhecida como Lagamar, um dos 5 maiores viveiros de espécies marinhas do mundo.

Seu litoral de 200km de extensão atrai diversos turistas no decorrer do ano por conta de suas ilhas, morros, braços de mar, lagunas e praias. O destino encanta a qualquer um com sua imensa diversidade de ecossistemas, tendo recebido o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

O local conta com diversas opções gratuitas, como a observação de botos cinza em uma de suas praias calmas e afrodisíacas. Além disso, os viajantes também podem se refrescar em cachoeiras, como a do Mandira e a do Pitu.

7.     São Roque

São Roque é um dos melhores lugares para viajar em São Paulo. A cidade fica a apenas 65km da capital do estado e é conhecida como a “terra do vinho”, possuindo uma rota de 10km recheada de vinícolas e ótimos restaurantes que lotam aos fins de semana.

O destino costuma ser bastante democrático quando o assunto é dinheiro, pois possui opções muito caras de hotéis, passeios e restaurantes, ao passo que também apresenta alternativas baratas e gratuitas junto à natureza.

Além disso, existem atrações que animam toda a família, como o Ski Mountain Park e a Fazenda Angolana que possui um zoológico, playground e trilhas ecológicas.

8.     Santo Antônio do Pinhal

A pequena cidade do interior de São Paulo está localizada junto a um dos cumes mais altos do estado, o Pico do Agudo, sendo este um dos principais pontos turísticos de Santo Antônio do Pinhal.

A entrada do parque custa dez reais por visitante. Este pode, também, saltar de parapentes e admirar a vista magnífica do alto. Depois do passeio é imprescindível apreciar o pôr do sol em um dos pontos mais belos de São Paulo, renovando a energias com um momento bastante especial.

O destino também é conhecido por se tornar a “capital do jazz na Mantiqueira” todo mês de outubro, atraindo vários turistas.

9.     São Francisco Xavier

São Francisco Xavier está localizado a 150km da capital paulista, tornando-se um passeio imperdível principalmente para quem mora no estado. A cidade tem muito a oferecer aos turistas, como diversos atrativos naturais que vão desde cachoeiras, trilhas, mirantes, pesqueiros, passeios a cavalo, até espaços dedicados ao bem estar.

Os amantes de aventura também estão muito bem servidos no local, pois este conta com esportes radicais voltados ao contato com a natureza, como escalada, cascading, trekking, mountain bike, rapel, voo livre e boia cross. Outra atividade bastante praticada na cidade é o birdwatching (observação de pássaros) em áreas protegidas e preservadas. Por conta disso, a cidade não poderia ficar de fora da lista dos incríveis lugares para visitar em São Paulo.

10.     São Luis do Paraitinga

A cidade está localizada na Serra do Mar, entre as Taubaté e Ubatuba, e é considerada uma das 29 estâncias turísticas de São Paulo. A 180km da capital paulista, São Luis do Paraitinga atrai diversos turistas com sua arquitetura colonial, consagrando-se como um dos melhores lugares para viajar em São Paulo.

Um dos principais atrativos da cidade é o famoso carnaval de marchinhas que atrai milhões de turistas todos os anos. Além disso, a cidade possui uma elevada quantidade de belas cachoeiras, o que possibilita que seus visitantes relaxem em qualquer época do ano, gastando muito pouco para conhecer o local.

11. Brotas

Considerada um dos melhores lugares para viajar em São Paulo, Brotas está localizada a 242km da capital paulista, sendo conhecida como a “cidade mais radical do estado”. A cidade conta com diversos tipos de passeios, como tirolesa, arvorismo, boia cross, rafting e trilhas que atraem diversos tipos de turistas.

Porém, o principal atrativo da cidade são suas cachoeiras que costumam medir entre 7 e 55 metros de altura. A Fazenda Cossorova é uma propriedade privada que abriga 2 quedas d’água bastante famosas, a Cassorova, que possui 45 metros, e a Quatis, que possui 42. Ambas podem ser acessadas por uma escadaria e uma pequena caminhada.

Além disso, a cidade possui diversas opções econômicas de hospedagem, possibilitando uma grande economia neste quesito.

12. Jaguariúna

Jaguariúna é um dos lugares mais econômicos para viajar em São Paulo, sendo conhecida, também, como a “capital do cavalo” pelo elevado número de haras existentes na cidade. Além disso, a cidade realiza o Jaguariúna Rodeo Festival há mais de 20 anos, tendo escrito seu nome no mapa do Circuito Nacional de Rodeios.

A cidade também faz parte do Circuito Turístico de Tecnologia e do Consórcio Intermunicipal do Polo Turístico do Circuito das Águas. Um dos passeios mais conhecidos e desejados pelos turistas é o de Maria Fumaça que parte de Jaguariúna e vai até Campinas.

Você já conhecia os melhores lugares para viajar em São Paulo? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando nossas publicações!

SE HOSPEDE COM A BOOKING.COM CLICANDO AQUI!

VIAJE SEGURO:
Seguro viagem brasil 728x90

Viajar em São Paulo: 12 melhores destinos
5 (100%) 7 votes

viagemcomasmanas

Empreendedoras digitais apaixonadas por viagem que buscam ajudar cada vez mais pessoas a se tornarem as protagonistas de suas próprias vidas.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Miriam disse:

    Primeiro, parabens pelo blog! Amei!
    E gostei muito de saber que tem tanto lugar aqui pertinho pra visitar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *