Visa Travel Money: O que é e como funciona esse cartão de viagem

O cartão pré-pago Visa Travel Money pode ser uma caixinha de surpresas e dúvidas para muitas pessoas que não sabem muito bem como ele funciona.

Existem várias alternativas para levar dinheiro em sua viagem internacional, e a melhor delas vai depender muito das taxas de câmbio, impostos e da segurança, claro.

Nós já usamos um milhão de formas possíveis e resolvemos escrever esse artigo sobre o Visa Travel Money, que foi o modo que mais usamos quando moramos em Portugal.

COMO FUNCIONA O CARTÃO TRAVEL MONEY?

Antes de escolher usar o Visa Travel Money ou não, você tem que entender como ele funciona. Ele é um cartão pré-pago de viagens, utilizados em destinos internacionais. Você adquire o cartão, carrega com o valor desejado (pode ser em dólar, euros, libras e qualquer outra dependendo do cartão e do seu destino) e pronto. Depois disso você já pode usar seu Visa Travel Money para pagar suas comprar em qualquer lugar do mundo que aceite a bandeira do cartão.

Existem várias bandeiras de cartões de viagem pré-pagos (Travel Money) como Visa, MasterCard e outras. O Visa Travel Money e o MasterCard Travel Money são os mais comuns entre os turistas. Ambas as bandeiras são muito bem aceitas no mundo todo. Então, antes de decidir por uma, verifique as condições de cada uma delas no momento da compra e escolha a melhor para o seu bolso.

Além disso, você pode fazer saques em dinheiro na moeda local. Quando você adquire o cartão, é cadastrada uma senha para que você consiga fazer todas as transações. Esse saque custa $2,50 por operação e pode ser acrescida alguma taxa de uso do equipamento que variam entre as redes bancárias.

Uma dica muito importante, é passar o Travel Money em função crédito na hora de pagar alguma compra, pois ele funciona exatamente como um cartão de crédito, só que pré-pago.

TARIFAS DOS CARTÕES TRAVEL MONEY

Quando você carrega seu cartão, é cobrado o IOF de 6,38%. Uma coisa muito importante é saber que o IOF só será pago na recarga, suas compras não sofrerão com a variação cambial, pois você já pagou as taxas na hora da recarga do cartão e o orçamento da sua viagem não vai mudar.

Não existe nenhuma tarifa adicional para o uso do cartão quando ele é carregado na moeda do país onde você gastará seu dinheiro. Mas se você comprar créditos em uma moeda diferente da moeda usada no país onde você quer usar o Travel Money (de peso argentino para euro, por exemplo), você pagará uma operação de câmbio, o que não vale muito a pena.

VANTAGENS DO TRAVEL MONEY (CARTÃO PRÉ-PAGO DE VIAGEM)

A maior vantagem de usar um Travel Money é ter um maior controle, já que é possível tirar extratos online do seu cartão e acompanhar todos os seus gastos.

Outra vantagem é que ele é aceito em quase todos os comércios locais, já que o MasterCard Travel Money é aceitos em todos os lugares do mundo que aceitam a bandeira MasterCard, assim como a bandeira Visa permite usar o Visa Travel Money e assim por diante.

Mais uma vantagem é a possibilidade de sacar dinheiro em moeda local com facilidade (qualquer caixa que aceite a bandeira do seu cartão). Ele também pode ser recarregado através da internet, o que é ótimo, pois você pode precisar de mais dinheiro durante a sua viagem.

Além de tudo, ele é muito mais seguro, pois se você perder o seu cartão, basta ligar para a empresa emissora que o seu saldo será bloqueado até a emissão de um novo cartão.

DESVANTAGENS DO TRAVEL MONEY (CARTÃO PRÉ-PAGO DE VIAGEM)

A maior desvantagem do Travel Money é que a moeda é negociada por um valor mais alto do que você conseguiria caso comprasse a moeda em espécie. Junto a isso se soma o fato de que a taxa do IOF é de 6,38%, assim como nos cartões de crédito, bem mais cara do que a taxa de 1,1% para compra da moeda em espécie.

Outra desvantagem é que ao carregar o cartão o cartão com uma moeda diferente da moeda usada no país que estiver visitando, você perderá de 3 a 5% nas conversões cambiais em relação às taxas que pagaria se trocasse essas mesmas moedas em casas de câmbio, por exemplo.

CONCLUSÃO

A melhor maneira de usar o cartão é carregar com a moeda do país visitado para não pagar taxas de conversão. O cartão Travel Money, dependendo do emissor do seu cartão, faz recargas nas seguintes moedas: em dólar americano, euro, libra esterlina, dólar canadense, dólar australiano, dólar neozelandês, franco suíço e yen japonês.

Como nas casas de câmbio, existe uma variação de cotação entre as corretoras que oferecem o Travel Money, então pesquise muito antes de adquiri-lo.

É muito complicado dizer e vale a pena ou não aderir ao Travel Money, pois isso dependerá muito do destino e do tipo de gasto que você terá. Então, antes de decidir, pesquise e cote em várias empresas diferentes, faça as contas e decida se será vantajoso ou não para você.

Se você ainda tiver dúvidas sobre como adquirir o Visa Travel Money ou qualquer dúvida relacionada ao assunto, deixe seu comentário aqui que teremos o mais prazer em tirar a sua dúvida!

SE HOSPEDE COM BOOKING.COM

VIAJE SEGURO:

Seguro viagem geral 728x90

Visa Travel Money: O que é e como funciona esse cartão de viagem
5 (100%) 16 votes

viagemcomasmanas

Empreendedoras digitais apaixonadas por viagem que buscam ajudar cada vez mais pessoas a se tornarem as protagonistas de suas próprias vidas.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Valquiria disse:

    Onde posso adquirir o travel money em franco suíço?

  2. Valquiria disse:

    Onde é possivel adquirir o visa travel money em franco suiço?

    • viagemcomasmanas disse:

      Olá, Valquiria!
      Tudo bem?
      Um site bem legal para saber qual casa de câmbio tem o VTM da moeda que procuramos, é entrar no site do Melhor Cambio, ir em Casas de Cambio e escolher sua cidade. Após isso, você verá o que cada casa de câmbio oferece, se é só dinheiro em espécie ou VTM ou ambos.
      Vou deixar o link aqui pra você.
      https://www.melhorcambio.com

      Qualquer dúvida adicional, estamos a disposição!

      Abraço das Manas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *